Na noite desta terça-feira (9), a Colônia de Pescadores Z-18 promoveu uma reunião em sua sede social, localizada na Linha 6 Oeste, com início às 19h. O encontro contou com a participação de associados e dirigentes da entidade e teve como principais pautas o Seguro Defeso, prestação de contas dos últimos eventos e assuntos diversos.
A Dra. Aline realizou uma explanação detalhada sobre o Seguro Defeso, explicando passo a passo como requerer o benefício, além de esclarecer dúvidas e orientar sobre a documentação necessária para a solicitação.
Na sequência, o Sr. Vitor Cembranel, da EMATER de Ijuí, apresentou informações sobre políticas públicas voltadas aos pescadores artesanais, destacando a relevância do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Ele ressaltou que este cadastro garante aos pescadores artesanais os mesmos direitos de acesso ao PRONAF que os agricultores já possuem, possibilitando financiamentos com juros reduzidos, conforme previsto no Plano Safra 2025/2026, para aquisição de equipamentos e materiais de pesca.
Foram explicados ainda os documentos necessários para realizar o cadastro no CAF e a importância da emissão da nota fiscal da pesca (entrada e saída), cujo resumo serve como comprovante de renda, determinando o limite de crédito no PRONAF. Esse registro também será fundamental como prova para acesso à aposentadoria, para a solicitação do seguro defeso e ainda garante ao pescador o direito a receber protetor solar gratuito (dois tubos por ano), disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O representante da EMATER reforçou que a equipe está à disposição para realizar os cadastros dos pescadores interessados.
Já o Sr. João Prateado apresentou informações sobre a Ação Entre Amigos, que terá sorteio previsto para dezembro, durante o tradicional almoço de encerramento das atividades. Segundo ele, a iniciativa tem como objetivo principal arrecadar recursos para a aquisição de melhorias para a entidade.
Durante a reunião, também foi realizada a prestação de contas dos últimos dois almoços promovidos pela colônia. No evento de 13 de julho, foi registrado um lucro de R$ 10.668,54, enquanto no almoço de 31 de agosto o resultado líquido foi de R$ 4.091,39.
Além disso, ficou alinhada a organização do próximo almoço da Colônia de Pescadores Z-18, marcado para o dia 5 de outubro, na sede social da Linha 6 Oeste.

